Estamos nos aproximando da 1ª fase do Projeto Nutea, em que vamos (Re)imaginar o futuro da ÁGUA no Semiárido.

Vamos encontrar essas respostas  nos Workshops que vão acontecer nas datas abaixo, sempre das 8h30 às 12h30, seguindo essas etapas:

Mapeamento do Presente

2 de Agosto

Descobrir: Compreensão do estado atual a nível de desafios e soluções no semiárido
No ambiente atual, onde a aceleração da volatilidade e mudança exponencial está interrompendo padrões em todas as áreas do mercado, não é diferente com a ÁGUA. No entanto, muitas vezes nossos vieses e suposições profundamente arraigados podem nos impedir de reconhecer essas interrupções e tomar medidas para capitalizá-las. A prospecção estratégica nos ajuda a olhar para além de nossos modelos e ideias atuais, agindo de uma maneira mais eficaz de reconhecer fatores sustentáveis e inovadores do atual ambiente.

Perspectiva do Futuro

 Exploração

20 de agosto

Exploração: Integrar e conectar o semiárido para descobrir oportunidades “ocultas”
Os tempos “pós-normais” requerem novas abordagens para fazer e novas mentalidades para pensar. A crescente fluidez da economia global, as dramáticas interrupções da revolução digital e o empoderamento radical dos indivíduos através da computação móvel combinaram-se para criar um cenário futuro desafiador. A exploração do ambiente cria um vislumbre do futuro – muito mais claro do que poderíamos obter de qualquer bola de cristal. Então, devemos explorar visões de futuro que sejam convergentes aos olhos dos principais especialistas envolvidos no tema ÁGUA e imaginar o futuro para que se possibilite um foco comum para toda a região semiárida.

Mapeamento

6 de setembro

Mapeamento: Desenvolver cenários e inovações futuras com base nas tendências atuais
Os cenários são uma ferramenta incrivelmente poderosa devido à sua capacidade de imergir pessoas e organizações em probabilidades futuras, possibilidades e resultados aspiracionais. Essas narrativas futuras alternativas que permitem avaliar a validade, robustez e prontidão futura de estratégias atuais, bem como descobrir novas ideias, produtos e modelos que de outra forma teriam perdido. O mapeamento de barreiras e fatores críticos de sucesso permite a criação de corredores de desenvolvimento sustentáveis e compatíveis com o futuro desejado.

Criação

21 de setembro

Criação: Projetar e executar conjunto de ações específicas para a sustentabilidade da ÁGUA no semiárido
Não basta vislumbrar estratégia, imaginar inovações, mapear o desenvolvimento organizacional ou “olhar para o futuro” sem agir com sucesso sobre todo esse trabalho duro. Devemos construir planos de ação de curto, médio e longo alcance e estratégias, locais, estaduais e regionais, assim como, entregas para implementar a inovação e os resultados futuros preferidos. A criação de estratégicas e ações de futuro incluem ferramentas poderosas para trazer o futuro para o presente. Essa é uma abordagem baseada em ação para Pensar, Desenhar e Agir em direção ao futuro da ÁGUA em 2031.

Sistematização e validação

18 de outubro

Vamos construir coletivamente uma reflexão prospectiva para o futuro da ÁGUA no semiárido no horizonte dos próximos 10 anos.
– Criar visões de futuro convergente para a ÁGUA no semiárido em 2031;
– Identificar barreiras e fatores críticos de sucesso conectados as visões de futuro desejadas.
– Elaborar uma agenda estratégica convergente de ações de todas as partes interessadas para concentração de esforços e investimentos no desenvolvimento do tema ÁGUA no semiárido.
– Desenvolver indicadores para acompanhamento e monitoramento das ações expressas nos planos elaborados.
– Elaborar mapas com as trajetórias possíveis e desejáveis para cada uma das temáticas previstas no estudo.
– Subsidiar a constituição de governança para o futuro da ÁGUA com vistas a articular a caminhada conjunta rumo ao futuro desejado.