Nosso objetivo é implementar o Núcleo Temático de Estudos Aplicados às questões hídricas do Bioma Caatinga (NUTEA Água do Bioma Caatinga), sustentado por duas redes principais:

– Rede cooperativa de ICT e setor produtivo, visando a convergência de esforços para promover a interação entre as demandas sociais e a oferta de soluções.

Rede de pesquisa constituída por ICT e setor privado do semiárido, para elaborar um Roadmap e disponibilizar um portfólio de tecnologias aplicadas na qualidade, distribuição, captação, tratamento e saneamento da água em plataforma digital.

Estamos operando em um ambiente cada vez mais complexo, onde processos lineares e mecanicistas não funcionam. Para superar essa questão, será utilizado um processo que imita curvas naturais de crescimento.

Chamamos essa estrutura de Agenda Estratégica e Prospectiva de Futuro.

Busca-se apresentar através do estudo um conjunto de habilidades críticas da Prospecção Estratégica através de abordagens que ecoam resultados integrados e cooperativos para um único objetivo.

Essa abordagem transitará por 04 importantes etapas de desenvolvimento:

DESCOBRIR: Desafios, suposições e velhas formas de pensar

O ambiente atual de aceleração da volatilidade e mudança exponencial está interrompendo paradigmas em todos os domínios. No entanto, nossos vieses e suposições profundamente arraigados nos impedem de reconhecer essas interrupções e tomar medidas para capitalizá-las. A Previsão Estratégica nos ajuda a olhar para além de nossos modelos e ideias atuais, agindo como a maneira mais eficaz de reconhecer disruptores no ambiente.

EXPLORAR: Digitalizar o ambiente externo para descobrir oportunidades ocultas

Nossos tempos “pós-normais” requerem novas abordagens e mentalidades. A crescente fluidez da economia global, as dramáticas interrupções da revolução digital e o empoderamento radical dos indivíduos através da computação móvel combinaram-se para criar um cenário futuro desafiador. A varredura ambiental cria um vislumbre do futuro – muito mais claro do que poderíamos obter de qualquer bola de cristal.

MAPEAR: Desenvolva cenários e inovações futuras com base nas tendências atuais

Os cenários são uma ferramenta incrivelmente poderosa devido à sua capacidade de imergir pessoas e organizações em probabilidades futuras, possibilidades e resultados aspiracionais. Essas narrativas futuras alternativas permitem avaliar a validade, robustez e prontidão futura de suas estratégias atuais, bem como descobrir novas ideias, produtos e modelos que de outra forma teriam perdido.

CRIAR: projetar e executar planos de ação específicos

Não basta vislumbrar estratégia, imaginar inovações, mapear o desenvolvimento organizacional ou “olhar para o futuro” sem agir com sucesso sobre todo esse trabalho duro. As organizações devem construir planos de ação de curto, médio e longo alcance e estratégias, locais, estaduais e regionais, assim como, entregas para implementar a inovação e os resultados futuros preferidos. As Rotas Estratégicas de Futuro incluem ferramentas poderosas para trazer o futuro para o presente. Essa é uma abordagem baseada em ação para Pensar, Desenhar e Agir em direção ao futuro.

As fases DESCOBRIR- EXPLORAR- MAPEAR E CRIAR dão origem a um importante instrumento para tomada de decisões que levem a visões de futuro convergentes, um mapa de ações de curto, médio e longo prazo, que entregam resultados de impacto local e regional aos 10 estados que compõem o Semiárido.