Governo Federal assina acordo com BNDES e Fundação Banco do Brasil para o projeto Água nas Escolas
Iniciativa visa a universalização do acesso à água na periferia nordestina. Investimento inicial de R$ 60 milhões será para a construção de mais de duas mil cisternas em escolas, beneficiando mais de 100 mil alunos.
Na segunda-feira (02.08), o Ministério da Cidadania assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) para a criação do projeto Água nas Escolas. A parceria tem o objetivo de levar água a escolas públicas rurais e de periferia da região Nordeste, por meio da construção de cisternas.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, compareceu à solenidade. “Quando você vê as pessoas, na seca, tendo acesso à água, você vê a alegria que elas ficam. É uma vergonha que ainda tenhamos tantas pessoas sem água no país. Então, este é um momento de reflexão também. Gostaria de cumprimentar o ministro João Roma por essa iniciativa, e agradecer o BNDES e a Fundação Banco do Brasil pela visão social”, declarou.
Serão construídas cerca de duas mil cisternas em escolas que beneficiarão diretamente cerca de 100 mil alunos de 350 municípios. Com investimento de R$ 60 milhões, a parceria público-privada empregará tecnologias sociais e sistemas de abastecimento que promovam o acesso à água potável para consumo, alinhado ao Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, o Programa Cisternas, do Ministério da Cidadania.
“O projeto Água nas Escolas, que lançamos hoje, sintetiza o que perseguimos como gestores públicos: política integrada, foco na saúde e na educação, investimento nas gerações que representam o futuro do Brasil”, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma. Ele destacou o comprometimento do Governo Federal no atendimento àqueles que mais precisam. “Por meio de tecnologia e sistemas de abastecimento, a iniciativa vai mudar a situação da falta de água nas escolas. O acesso à água é inclusão social, é cidadania”.
O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, frisou o objetivo da ação: “Esse projeto marca uma jornada que veio para reduzir, de forma substancial, a desigualdade social no Brasil”. A presidente da Fundação Banco do Brasil, Eveline Franco Veloso Susin, falou da participação da entidade. “Para nós, sustentabilidade é um propósito, e trabalhamos para que ele seja realizado com iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do país, como o Água nas Escolas, que vai levar água potável para população em situação de vulnerabilidade”, pontuou.
Também estavam presentes na cerimônia o ministro de Estado-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno, a ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Acesso à água
O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, Programa Cisternas, do Ministério da Cidadania, tem o objetivo de promover o acesso à água para consumo humano e animal e para a produção de alimentos, por meio da aplicação de tecnologias sociais, destinado a famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água nas escolas rurais.
O Programa Cisternas já entregou mais de 1 milhão e cem mil obras em todo o país. A água é destinada ao consumo, à produção agrícola, para escolas e unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
FONTE: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania
Deixe um comentário